Há algum tempo o Governo Federal lançou um serviço gratuito e seguro de assinatura digital de documentos em sua plataforma (gov.br).
A assinatura digital é um método seguro e eficiente para assinar documentos eletronicamente, o que dispensa a impressão e remessa de documentos em papel. Ela vem sendo cada vez mais utilizada no Brasil e, portanto, preparar-se que sua utilização é importante para além da assinatura de contratos e/ou procurações.
O procedimento é simples e pode ser feito diretamente por um celular.
Mesmo que você ainda não tenha uma conta no gov.br, é possível que leve menos tempo criando a conta e fazendo o procedimento de assinatura digital do que dar-se ao trabalho de imprimir, assinar e despachar os documentos físicos.
Não deixe a extensão deste texto assustá-lo. Este é um guia completo, relatando passo a passo o procedimento. Mas, na utilização, você vai perceber que o procedimento é bastante simples e rápido. Para visualizá-lo em ação, assista o vídeo.
Abaixo colocamos um guia passo a passo para usar esse serviço:
1) Salve o(s) arquivo(s) que enviamos
- No seu computador, salve utilizando o padrão do sistema que você usa.
- Em celulares Android, abra o arquivo PDF recebido pelo WhatsApp clicando nele. Com o arquivo visível na tela, clique nos “três pontos” no canto superior direito e escolha “Fazer Download”.
- Em celulares iPhone, abra o arquivo PDF recebido pelo WhatsApp clicando nele. Com o arquivo visível na tela, clique no “ícone da caixa de compartilhamento” no canto inferior direito, no campo superior direito e escolha “Salvar em Arquivos”.
2) Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica neste link
- Utilize sua conta gov.br (certificada como “prata” ou “ouro”) para acessar o Portal de Assinatura Eletrônica.
- Caso não tenha uma conta gov.br, crie uma seguindo as instruções descrito aqui
- Caso não seja “prata” ou “ouro, autorize algumas verificações conforme descrito aqui
- Faça o Login:
- Use seu CPF e senha para fazer login na sua conta gov.br.
- Se você ativou a verificação em duas etapas, insira o código recebido.
3) Adicione o Arquivo:
- Clique em “Escolher arquivo” e selecione o documento que deseja assinar.
- No seu Celular escolha “Arquivos” que é onde o download do PDF foi salvo.
- Localize o documento que você salvou ou fez o download e deseja assinar e clique nele.
- Ele será exibido na tela.
- Os arquivos que enviamos já são no principal formato aceiro, o PDF. Mas o assinador também consegue trabalhar com outras extensões como: .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF.
4) Assinando o documento:
- Com o documento aparecendo na tela, clique em “Avançar”.
- No documento caso deseje, você pode mover a assinatura que, por padrão , é colocada na parte central inferior da última folha para o local apropriado.
- Não é necessário assinar todas as folhas.
- Com a assinatura no local onde você deseja, clique em “Assinar” e na caixa de diálogo que abrira, novamente, em “Assinar.
- Caso solicitada a escolher o provedor de assinatura, escolha “gov.br certificado digital emitido pelo gov.br”.
5) Receba o Código de Autorização:
- Para receber o código de autorização no seu aplicativo gov.br, permita as notificações do aplicativo nas configurações do seu celular.
- Você verá uma mensagem de sucesso e será redirecionado para a página de download do documento assinado.
6) Baixe o Documento Assinado:
- Clique no ícone de download ou no nome do arquivo que terá o acréscimo da palavra “assinado” e, na caixa de diálogo, em “Baixar arquivo” e escolha o local para salvar o arquivo.
- O arquivo irá ser aberto na sua tela.
- Compartilhe imediatamente este arquivo via WhatsApp ou E-mail, na forma que você compartilha arquivos de maneira usual.
- Importante: Não utilize a função de imprimir o arquivo para salvar, pois o arquivo impresso não terá validade legal.
